Virgo clemens, ora pro nobis.
e uso de misericórdia com quem me apraz. (Êxodo 33)
O Padre Paschoal Rangel afirma que muito a propósito a invocação "Virgem Clemente" vem logo depois de "Virgem Poderosa". E explica:
Os que têm um pequeno poder, costumam experimentar a tentação de abusar da força, querendo, quem sabe, provar a si mesmos e aos outros, que são grandes e importantes. Os verdadeiramente grandes e poderosos, ao contrário, podem dar-se ao prazer de ser clementes; eles não precisam de estar provando a toda hora que têm poder. Eles o possuem de tal forma que não experimentam nenhum temor de ficar por baixo, de ser vencidos pelos adversários. Assim é Deus. Vejam como ele estava sempre pronto a voltar atrás nas suas ameaças de castigo, quando os homens mostravam qualquer arrependimento sincero. O profeta Jonas se sentia ameaçado em seu prestígio de profeta, quando os castigos anunciados por ele não vinham. Deus, não.Maria, Virgem Poderosa, poderosa sem medo, é toda inclinada a perdoar também, a ser misericordiosa, e mesmo a defender seus filhos diante de Deus. "A lei da clemência está em sua boca", diz o Livro dos Provérbios (31,26).Ela é chamada, na piedade cristã, arco da aliança, o arco-íris, que indica a disposição de Deus de fazer cessar todos os dilúvios, todos os castigos. Santa Brígida, famosíssima vidente, diz ter ouvido da própria Virgem Maria que ela protege a humanidade com suas preces, que suas orações se estendem, como um arco-íris, entre as iras de Deus e os pecados do mundo: "Eu estou sobre o mundo em contínua oração, como o arco de Deus sobre as nuvens".E a mesma Santa Brígida conta que ouviu de Jesus estas palavras cheias de mistério: "Sem a intervenção das preces de minha Mãe, não havia esperança de misericórdia".É claro para nós, católicos, que Deus é a misericórdia. Em rigor, não precisa de nenhum intermediário para ver e ouvir nosso clamor e nossas necessidades. Mas vemos, já no Antigo Testamento, que muitas vezes ele quis precisar da intercessão de Moisés para perdoar seu povo. Agora, é Ele mesmo que quer a intermediação de Maria, como o sentiram os santos, como o disse São Bernardo no famoso Sermão do Aqueduto: "Deus colocou em Maria a plenitude de todo bem, a fim de que, se algo de bom, se algo de esperança, se algo de graça, se algo de salvação chega até nós, saibamos que é dela que o recebemos". (RANGEL, 1991)
Notas:
RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.
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