quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vaso Honorífico - Tabernáculo da Eterna Glória

Vas honorabile, ora pro nobis.


A obra do Altíssimo é um instrumento admirável. (Eclesiástico 43)



Vaso Honorífico, Vaso Honorável, Tabernáculo da Eterna Glória, são algumas traduções correspondentes a esta invocação, em latim: Vas Honorabile.

O termo "vaso" foi dissecado pelo Padre Paschoal Rangel quando tratou da invocação anterior: Vaso Espiritual, ou seja, um instrumento de Deus em relação aos homens, receptáculo da graça.

Basadonna nos lembra que retorna muitas na ladainha a invocação a Maria como o lugar da presença de Jesus e consequentemente local onde é possível encontrá-lo e cultivar intimidade com ele.
Maria é a mãe de Jesus, aquela que aceitou a proposta de Deus e ofereceu sua pessoa para que acontecesse seu encontro com o homem, encontro não episódico mas definitivo, para que pudesse nascer um homem que também fosse Deus.Maria, portanto, é "tabernáculo da glória de Deus" e emanam de sua pessoa luz e força que vêm do próprio Deus.A devoção a Maria não termina em sua pessoa mas alcança o próprio Deus que está presente nela. Ainda que não possa faltar a contemplação dela, de sua grandeza e suas virtudes, bem como o desejo de comunhão com ela, ainda que o fascínio de sua pessoa atraia os que buscam verdade e beleza, justiça e santidade, a devoção mariana é e continuará sempre a ser modo e meio de chegar à intimidade com Deus. (BASADONNA, 2000)
O Beato John Newman chama a atenção de que São Paulo chama as almas eleitas de vasos de honra (2Tm 2,20-21).
De honra porque elas são eleitas ou escolhidas e vasos porque através do amor de Deus estas almas são preenchidas com a graça celestial e santa de Deus. Quanto mais seria Maria, um vaso de honra já que teve em si, não só a graça de Deus, mas o próprio Filho de Deus, formado de sua carne e de seu sangue. (NEWMAN, 2015)
















Notas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário